TERÇO DOS HOMENS


UM POUCO DE HISTÓRIA

              A devoção Mariana criou muitas formas de expressão no decorrer da história, de acordo com o tempo e lugar. Uma das formas mais simples e praticada há muitos séculos é o TERÇO.

            Ainda que não seja possível datar com precisão a origem dessa devoção universalmente espalhada no mundo católico, sabemos que ela se desenvolveu na segunda metade do Século XV, claro que depois de muitos ensaios, ou seja, de muitas formas anteriores.

            Os monges no Egito, nos primeiros séculos cristãos, para contar suas orações usavam sementes ou pequenas pedras. Mais tarde, começam a usar sementes em um cordão para contar as orações repetidas, que muitas vezes era o “Pai-nosso”. A partir do século XII, a “Ave-maria” se espalha cada vez mais. Começa-se também a ser repetida juntamente com o “Pai-nosso”. Aos poucos vai-se rezando um número fixo de “Pai-nossos” e “Ave-marias”, juntando-se a uma contemplação bíblica, essa foi uma ideia de São Domingos, que, segundo a tradição foi o criador do rosário, lá pelo Século XIII.

            São Domingos e sua ordem, “os dominicanos”, levantaram essa bandeira de espalhar a reza do “Santo Rosário” pelo mundo. Também os missionários da Companhia de Jesus, os “Jesuítas”, adotaram e ajudaram a espalhar essa devoção de maneira significativa na Igreja, como também muitas outras Ordens Religiosas. Já o Papa Sixto IV (em 1478) recomendava a oração do rosário.

            O Papa Paulo VI recomenda essa oração por várias vezes. Em uma de suas carta, na linha do Concílio Vaticano II, apresenta Maria com os traços da Mãe de Deus, como aquela que está em primeiro lugar na Igreja, como a primeira redimida, e assim lança as bases para uma piedade mariana renovada.

     De modo particular, o rosário é ilustrado sob os seguintes aspectos essenciais:

  1. O rosário é uma oração bíblica.
  2. Ele faz a resenha dos dados essensiais da história da salvação.
  3. Está orientado para Cristo.
  4. Apresenta um caráter meditativo.
  5. Entre liturgia e rosário existe uma relação profunda.

NA PARÓQUIA 

            No dia 16 de Novembro de 2000, onze homens, liderados por seu Miguel Lopes, me procuraram com a seguinte pergunta: “O que devemos fazer para iniciar-mos o ‘TERÇO DOS HOMENS’ aqui em nossa cidade?” Nos olhares de cada um dos presentes, víamos o firme desejo de iniciar essa devoção. Disse seu Miguel:  “Devemos procurar alguma coisa para que nós homens, que muitas vezes não vamos nem se quer à missa e estamos até nos  afastados da Igreja. Alguma coisa que possa nos ocupar. Assim pensei que, como em alguns povoados e cidades homens se reúnem para rezar o terço, também nós podemos fazer o mesmo”.

Naquele momento, de infinita inspiração divina, foi-se já pensando o início daquilo que hoje podemos dizer, sem medo de errar, tem dado certo, pois o número dos homens, jovens e crianças que aderem à reza do terço cresce. É claro que jamais devemos atribuir esse sucesso aos nossos méritos, mas na ação do Espírito Santo que é sempre fecunda e inovadora, como também à presença terna a amorosa da nossa Mãe Maria Santíssima.