GRUPO DE ORAÇÃO "TERNURA DE DEUS"

GRUPO DE ORAÇÃO
"TERNURA DE DEUS"


Renovação Carismática Católica


O Movimento Carismático Católico ou Originalmente como Renovação Carismática Católica (RCC) é um movimento católico que surgiu nos Estados Unidos em meados da década de 1960, se assemelhando à algumas das práticas já existentes em denominações evangélicas(protestantes) porém fortalecendo dogmas já existentes no catolicismo romano. Ele é voltado para a experiência pessoal com Deus, particularmente através do Espírito Santo e dos seus dons. Esse movimento busca dar uma nova abordagem às formas de doutrinação e renovar práticas tradicionais dos ritos e da mística católicos. Hoje a RCC tem mais de 100 milhões de membros em todo o mundo.

Origem

A renovação carismática, inicialmente conhecida como movimento católico pentecostal, ou católicos pentecostais, depois por catolicos renovados e hoje pelo proprio nome do movimento como uma forma de se diferenciarem dos grupos evangélicos como católicos carismáticos surgiu em 1967, quando Steve Clark, da Universidade de Duquesne em Pittsburgh, Pensilvânia, Estados Unidos, durante o Congresso Nacional de "Cursilhos de Cristandade", mencionou o livro "A Cruz e o Punhal", do pastor John Sherril, sobre o trabalho do pastor David Wilkerson com os drogados de Nova York, falando que era um livro que o inquietava e que todos deveriam lê-lo.

Em
1966, católicos da Universidade de Duquesne reuniam-se para oração e conversas sobre a fé. Eram católicos dedicados a atividades apostólicas, mas, ainda assim, insatisfeitos com a sua experiência religiosa. Em razão disso, decidiram começar a orar para que o Espírito Santo se manifestasse neles. Querendo vivenciar a experiência com o Espírito, foram ao encontro de William Lewis, sacerdote da Igreja Episcopal Anglicana, que por sua vez os levou até Betty de Shomaker, que fazia em sua casa uma reunião de oração pentecostal.

Em
13 de janeiro de 1967, Ralph Keiner, sua esposa Pat, Patrick Bourgeois e Willian Storey vão à casa de Flo Dodge, paroquiana Anglicana de William Lewis, para assistir a reunião. Em 20 de janeiro assistem mais uma reunião e suplicam que se ore para que eles recebam o "Batismo no Espírito Santo". Ralph recebe o suposto dom de línguas (fenômeno chamado no meio acadêmico de glossolalia). Na semana seguinte, a fevereiro de 1967, Ralph impõe as mãos para que os quatro recebam o denominado batismo no Espírito.

Em janeiro de 1967, Bert Ghezzi comunica a universitários de Notre Dame,
South Bend, Indiana o que teria ocorrido em Pittsburgh. Em fevereiro, antes do retiro de Duquesne, Ralph Keifer vai a Notre Dame e conta suas experiências. Em quatro de março, um grupo de estudantes se reúne na casa de Kevin e Doroth Ranaghan. Um professor de Pittsburgh partilha a experiência de Duquesne, e em 5 de março de 1967 o grupo pede a imposição de mãos para receber o Espírito Santo.

Após a Semana Santa, realizou-se um retiro em Notre Dame para discernir o que seu Deus supostamente estaria querendo com essas manifestações. Participam professores, alunos e sacerdotes. 40 pessoas de Notre Dame e 40 da
Universidade de Michigan, entre os quais Steve Clark e Ralph Martin, que em 1976 iriam para a Universidade de Michigan, em Ann Arbor.

RCC no Brasil

No Brasil a Renovação Carismática teve origem na cidade de Campinas, SP, através dos padres Haroldo Joseph Rahm e Eduardo Dougherty (2). Os rumos que a Renovação Carismática tomará a partir de Campinas serão diversos, expandindo-se rapidamente pela maioria dos Estados brasileiros. Entre algumas informações disponíveis encontramos as de Dom Cipriano Chagas que registra:

  • Em 1970 e 71 iniciou-se a Renovação em Telêmaco Borba, no Paraná, com Pe. Daniel Kiakarski, que a conhecera nos Estados Unidos também em 1969.
  • Em 1972 e 1973 Pe. Eduardo, de novo no Brasil, deu vários retiros e iniciou grupos de oração. Assim foi, por exemplo, em Belo Horizonte, em 1972, com um grupo pequeno de 8 ou 9 pessoas.
  • Em janeiro de 1973 o Pe. George Kosicki, CSB, que havia muito participava ativamente da Renovação nos Estados Unidos, veio a Goiânia para um retiro carismático de uma semana. A ele compareceram D. Matias Schmidt, atual bispo de Rui Barbosa, na Bahia, e vários padres e religiosas, que iriam iniciar grupos de oração em Anápolis, Brasília, Santarém, Jataí, etc.
  • Em 1973, perto de Miranda, no Mato Grosso, um pequeno grupo começou a ler o livro Sereis Batizados no Espírito e a rezar pedindo o dom do Espírito. Um mês mais tarde veio a eles o Pe. Clemente Krug, redentorista, que conhecera a Renovação em Convent Station, New Jersey; orando com eles, receberam o denominado “batismo no Espírito” e o suposto dom de línguas.
  • Em geral, pois, pode-se dizer que os grupos de oração surgidos em inúmeras cidades do Brasil tiveram sua origem seja nas “Experiências de Oração no Espírito Santo” do Pe. Haroldo Rahm, SJ, seja nos retiros dados pelos padres Eduardo Dougherty, SJ e George Kosicki, CSB.
  • Em vista da extensão que tomava a Renovação no Brasil, o Pe. Eduardo Dougherty, sentindo a necessidade de uma melhor organização, preparou com o Pe. Haroldo Rahm e Irmã Juliette Schuckenbrock, CSC, um encontro de fim de semana em Campinas, que foi o I Congresso Nacional da Renovação Carismática no Brasil em meados de 1973, ao qual compareceram cerca de 50 líderes.
  • Em janeiro de 1974 foi realizado o II Congresso Nacional da Renovação Carismática, comparecendo lideres de Mato Grosso, Belo Horizonte, Salvador, Rio de Janeiro, Santos, São Paulo, etc.
Em outras regiões a Renovação Carismática começa a crescer, a partir de 1974: no Norte a diocese de Santarém com Frei Paulo, em Anápolis, no Centro Oeste, com Frei João Batista Vogel, no Sul de Minas, com Mons. Mauro Tommasini na Aquidiocese de Pouso Alegre. Também colaboram como divulgadores: Pe. Schuster, Dr. Jonas e Sra. Imaculada Petinnatti, Peter e Ingrid Orglmeister, D. Cipriano Chagas, Pe. Alírio Pedrini, Frei Antônio, Ir. Tarsila, Maria Lamego, Ir. Stelita.

No início, a Renovação atingiu os líderes já engajados em movimentos como Cursilho, Encontros de Juventude, TLC, etc, e foi se ampliando gradativamente como uma nova “onda” de doutrinação com identidade própria.
(Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre)

Na Paróquia... tudo começou...


"GRUPO DE ORAÇÃO TERNURA DE DEUS"

 
HISTÓRICO

Nasceu, ou surgiu, em 1978. Disse surgiu porque não teve um dia definido para seu nascimento. E como foi? Em fevereiro de 1978 foi realizado o XIV Cusilho de Cristandade na Arquidiocese de Aracaju. Raul Almeida que trabalhou naquele cusilho me convidou a participar do mesmo. Foi tudo maravilhoso! Deus se transfigurou a mim e posso dizer que ali tive o meu encontro pessoal com Cristo, sai dali inflamado do seu amor e com o desejo enorme de fazê-lo conhecido por todas as pessoas para elas também experimentarem o mesmo que eu experimentei.

Nesse mesmo ano a Renovação Carismática Católica estava começando a ser conhecida em Aracaju. Raul novamente ele me disse: “Gaspar agora quero que você conheça a renovação”. Eu nunca tinha ouvido falar dessa renovação, e ele começou a me falar a respeito dela. Em Aracaju já tinha três grupos de oração. Um na igreja do Espírito Santo, no santo Antonio, outro na igreja São Pio X, na cidade nova e outro no Colégio Salvador, com dona Maria, mãe de Marcos Eugenio, hoje bispo da diocese de Estância. Comecei a perguntar o grupo do Colégio Salvador, onde Raul freqüentava mesmo morando em Porto da Folha. Eu sempre ia a Aracaju na segunda feira que era o dia da escolinha do cusilho e na terça feira era o grupo de oração do colégio, eu freqüentava os dois. Eu digo que no cusilho tive encontro pessoal e na renovação a confirmação e o envio, ide!... No segundo semestre de 1978 levei seu Tôtô e Selma (esposa de Ailton) para fazerem o cusilho, na volta deles começamos a reunir-nos para formação do pós-cusilho. Aconteceu que o Espírito Santo foi me motivando a conduzir as reuniões mais no carisma da renovação e foi acontecendo espontaneamente numa casa em outra casa... e não parou mais. Mas tarde, em 2006, quando Glauber Resende ficou coordenador, elegemos o dia 28 de outubro como dia de fundação, a fim de fazermos a 1º festa de comemoração de aniversario, nos seus 28 anos de existência.

O grupo nasceu com o nome de “Grupo de Oração Imaculada Conceição”. Em 1998, quando Sival assumiu a coordenação foi mudado o nome para “Ternura se Deus”. Gaspar foi o fundador, auxiliado por Raul Almeida, e ficou na coordenação por 20 anos (1978 a 1998), até que a renovação se tornou conhecida e ter passado período de incompreensões.

COORDENADORES NA VIDA DO GRUPO:

1° Coordenador: Gaspar – 1978 a 1998
2° Coordenador: Sival – 1998 a 2002
3° Coordenador: Meire – 2003 a 2004
4° Coordenador: Glauber – 2005 a 2006 e até junho de 2007
5° Coordenador: Gicélia – 2007 a 2008
6° Coordenador: Jakeline – 2009 a 2010
7° Coordenador: Gláucia – 2011...

O grupo está com 33 anos, se reúne aos sábados na capela de São Pedro na Rua Nova das 20:00 hs as 21:30 hs da noite. O grupo faz adoração às segundas feiras na Casa de Oração das 19:30 hs as 21:00 hs e nas quintas feiras na igreja matriz das 6 as 7 horas da manhã. Faz animação de louvor com pregação da palavra na Lagoa Salgada quinzenalmente, fazia-se também no bairro Santa Cruz um trabalho mais de base com as pessoas do ministério de interseção oram intercedendo pela igreja pelo mundo, pelo grupo e por pessoas que pedem oração e vão nas casas de pessoas doentes e perturbadas levando a palavra orientações e oração. Nas quartas feiras pela noite, na casa de oração, o ministério de formação e evangelização reúne os jovens disponíveis para a formação Paulo Apóstolo estudo unificado para todos os grupos de oração do Brasil passado em apostilas pelo conselho nacional da RCC no contexto da igreja e fundamentado na Sagrada Escritura e no ministério. O grupo faz periodicamente retiros de oração e formação para todos os jovens e faz também confraternizações. O grupo quer ser solidário e fazer irmandade com todos os movimentos da nossa Igreja.

OBS: Todo ano o grupo faz um seminário de vida no espírito, que é a porta de entrada da RCC e portanto, do grupo de oração, quando se passa aos novos o kerígma e se pede o “Batismo” (efusão) no Espírito que é a identidade.

HISTÓRICO POR:
Gaspar Feitosa de Gouveia
Em 12/10/2011da RCC