LEGIÃO DE MARIA

Legião de Maria é, segundo o Manual Oficial da Legião de Maria, uma associação de católicos que, com a aprovação da Igreja e sob o poderoso comando de Maria Imaculada, Medianeira de todas as graças, (formosa como a Lua, brilhante como o Sol e, para Satanás e seus adeptos, terrível como um exército em ordem de batalha), se constituem em Legião para servir na guerra perpetuamente travada pela Igreja contra o mal que existe no Mundo. É uma associação que é constituída por um tripé: oração, reunião e trabalho. A reunião dos seus elementos acontece uma vez por semana e nessa mesma reunião são-lhes passadas as tarefas que devem concretizar. Nesses trabalhos os Legionários espelham-se na humildade de Nossa Senhora e levam o conforto e amor de Deus a todas as pessoas que dele precisem.

Onde foi fundada

Na Irlanda em 1921 e se espalhou pelo mundo inteiro, chegando ao Brasil em 1951. O primeiro grupo foi formado no Rio de Janeiro, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, na Rua do Riachuelo. Está em todo o Brasil, nos mais longínquos lugares, numa expansão continuada. Há legionários que vão à Amazônia para fundar Praesidia e voltam lá para mantê-los unidos e com trabalhos corajosos.


NA PARÓQUIA... FOI ASSIM...


Histórico da Legião de Maria em Porto da Folha

POR: Maria Clara Alves Doria

O que eu lembro é que no mês de outubro, mês do rosário, em 1987, aqui em Porto da Folha, a Legião de Maria já existia deste 1961, mas não desenvolveu, só havia um Praesidium, Nossa Senhora da Misericórdia, eu depois de ser convidada vezes para fazer parte deste movimento legionário, mas um dia eu decidir fazer uma experiência, que deu certo para a gloria de Deus, juntei-me as legionárias e acompanhando elas rezamos o terço de Nossa Senhora nas casas com as famílias de Porto da Folha terminando o mês de outubro, aconteceu que na primeira semana de novembro, um dia de terça-feira à noite eu sentir saudades delas e também da oração, lembrei-me que elas estavam em reunião, a primeira opção, foi ir até elas chegando lá, fui acolhida pelo o presidente: José Alves da Silva (Zé rolinha). Ainda lembro de alguns membros: Gaspar Feitosa, (secretario) Maria de Lourdes Souza (Lourdinha de Ozório) (vice-presidente). Tesoureira (não lembro) os membros Jandira Feitosa (mãe de dona naninha) Rosa Maria de Loureiro (minha mãe) Ana Maria de Melo (naninha de canarinho) Eunice Campos (dona Eunice) Airton Rodrigues Lima, Dulce Silva Costa, Maria Umbelina de Sá, Maria Josefa Feitosa, Maria de Lourdes da Silva e Zélia Oliveira. Com certeza tinha mais membro, mas eu não lembro, e apresentei-me: Maria Clara Alves Doria, graças a Deus até hoje frei Enoque Salvador de Melo – diretor espiritual. Umas semanas depois houve uma reunião para eleger novos oficiais.

Ficou assim: Airton Rodrigues Lima – presidente
                       Maria Josefa Feitosa – vice-presidente
                       Maria Clara Alves Doria – secretaria
                       Ana Maria de Melo – tesoureira

Alguns meses depois, Airton Rodrigues Lima, precisou afastar-se para ser candidato a vereador quem assumiu a presidência, foi Maria clara, durante seis anos. Logo Dom José Palmeira Lessa, bispo da nossa diocese de Propriá/SE, veio fazer uma visita pastoral e querendo conhecer os movimentos da igreja ele fez uma reunião com os coordenadores. O diretor espiritual era Padre Isaías Carlos do Nascimento, e eu estava presente, quando Dom Lessa perguntou aqui tem Legião de Maria? Eu muito feliz da vida, respondi tem. Neste tempo outras pessoas já havia sido convidados e o Prasidium já contava com muitos membros, Dom Lessa, perguntou quantos membros tem? Respondi 20 então ele disse desmembre mas eu não sabia de nada, nós não tenhamos um acompanhamento da cúria, meses depois duas moças, dizendo que eram legionárias do Comitium magnificat, da paróquia são Judas Tadeu, de Aracaju/SE. Eu ainda trabalhava no SESP elas foram lá, conversamos e elas marcaram um dia de reunião, para vir nos visitar, a partir daí ficamos acompanhadas pelo Comitium magnificat, a presidente Maria Cleonice Rocha Ribeiro que com sua disponibilidade nos ajudaram muito desmembramos o Praesidium Nossa Senhora da Misericórdia, nasceu o Praesidium Rosa Mística, fundamos o Praesidium Imaculada Conceição depois fundamos o Paresidium Nossa Senhora Rainha da Paz, fundamos o Praesidium Nossa Senhora das Graças, o qual hoje eu sou membro e presidente, para a gloria de Deus e para maior alegria fundamos o Praesidium Juvenil arca da aliança. A presidente do Comitium não só ela mas todos oficiais do Comitium, nos acompanhavam e ficamos filiados  ao Comitium, depois de alguns encontros dias de estudo do manual, encontros de ativos e auxiliares queremos lembrar também a pessoa tão magnificat do Diretor Espiritual  do Comitium: frei Dario, que se fazia presente nas reuniões do 1º sábado de cada mês, lá em Aracaju, muita saudade. Esses acompanhamento serviu para nos filiar á Cúria Nossa Senhora da Conceição da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Itabi muita vezes fomos convidados para vários eventos e comparecíamos. Depois de três anos, esta cúria passou a ser em Graccho Cardoso, que permaneceu com o mesmo nome só mudou a presidente. Agora é Maria José de Graccho Cardoso e José Bernardino Neto, hoje padre José. Dona Terezinha - secretaria. Essa cúria não quis continuar, em 1994 depois de muita luta de Cleonice, veio muitas vezes nos preparar e no dia 05 de fevereiro de 1995, com a proteção de Nossa Senhora da Conceição e do seu divino filho Jesus Cristo, fundamos a Cúria Nossa Senhora Auxiliadora.

Composta por Pe. Marivaldo da Conceição - Diretor Espiritual
Maria Cleonice, presidente do Comitium.
A vice-presidente do Comitium estava presente.
Nomeação Cúria Nossa Senhora Auxiliadora
Maria Clara Alves Doria – presidente
Josefa Neuza – vice presidente
Maria da Glória Gonçalves – secretaria
Maria Angelina – tesoureira

Obs: a vice-presidente durou dois anos, quem foi nomeada para assumir o cargo foi: Maria dos Prazeres Cardoso estes oficiais foram resistentes e permaneceram até fevereiro de 2001.

Que Deus abençoe este movimento e encoraje os membros a partir desta data, e o Diretor Espiritual: Pe. Antonio Rodrigues.




LEGIÃO DE MARIA
50 Anos em Porto da Folha
1961 - 2011

“50 Anos, caminhamos com Maria”

                        No dia 11 de Fevereiro de 2011, a Legião de Maria de Porto da Folha celebrou 50 anos de fundação da Cúria Nossa Senhora Auxiliadora na nossa Paróquia. Assim, no dia 13, no “Espaço 10” aconteceu um “Congresso Mariano” para celebrar com júbilo e gratidão a Deus, pelos cinquenta anos de evangelização e espiritualidade sob a proteção da nossa mãe, Maria Imaculada. Foi também momento em que todos os membros presente renovassem o compromisso legionário, para que a Legião de Maria continue sendo “luz missionária para o mundo levar até Deus”.

Salve Maria!