PÁGINA de N O T Í C I A S

FESTA DE SÃO JOSÉ 2012

Com fervor e devoção, a comunidade do Povoado Lagoa do Rancho, desta paróquia, celebrou a 49ª FESTA DE SÃO JOSÉ, padroeiro da mesma. Um TRIDUO preparou o grande dia, onde todos pôde demostrar fé e compromisso. A participação dos devotos no tríduo e na procissão foi, como sempre, notória. Tudo começou com a SEMANA ECOLÓGICA, a 10ª, que teve seu começo numa Santa Missão com o Fr. Roberto Eufrásio no ano de 2002 e que a cada ano tem refletido sobre os impactos ecológicos, como também envolvido os alunos do povoado. Tem sido um trabalho bonito e de conscientização. A festa, precedida pela semana de consciência ecológica, tem crescido, como tambem o compromisso de todos. No tríduo, contou-se com a presença dos padres: Isaías, Eudes e Wodson (filho da comunidade), como também do pároco Pe. Antônio Rodrigues. As equipes trabalharam em harmonia. O resultado foi a "boniteza da festa". Vejamos algumas fotos:

Pe. Isaías

Pe. Eudes - Salesiano de Aracaju

Pe. Wodson - filho da comunidade


DIA DA FESTA







CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012


Foi aberta, na tarde desta Quarta-Feira de Cinzas, a 49ª Campanha da Fraternidade (CF), cujo tema é “Fraternidade e Saúde Pública”, com o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra(Eclo 38,8). A solenidade de abertura, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília (DF), foi dirigida pelo secretário geral da entidade, dom Leonardo Steiner, e contou com a participação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha; do secretário executivo da CF, padre Luiz Carlos Dias, além de outros convidados.


A CF-2012 tem como objetivo geral “refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos e mobiliza por melhoria no sistema público de saúde”.

Realizada desde 1964, a Campanha da Fraternidade mobiliza todas as comunidades catóilcas do país e procura envolver outros segmentos da sociedade no debate do tema escolhido. São produzidos vários materiais para uso das comunidades com destaque para o texto-base, produzido por uma equipe de especialistas.

A Campanha acontece durante todo o período da Quaresma que, segundo o secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, “é o caminho que nos leva ao encontro do Crucificado-ressuscitado”.

Em Porto da Folha, a abertura da Campanha da Fraterndde aconteceu durante a Celebração Eucarística às 19:00 hs na igreja matriz presidida pelo pároco Pe. Antônio Rodrigues, com grande presença da comunidade católica local.



BOM JESUS DOS NAVEGANTES
Povoado Ilha do Ouro

A comunidade do Povoado Ilha do Ouro - Porto da Folha / SE - celebrou, no domingo 22 de janeiro de 2012, mais uma festa de Bom Jesus dos Navegantes. Devotos de diversos lugares prestigiaram os festejos, como tambem os filhos da terra dispersos. Pela manhã, na Capela do Povoado, a solene celebração Eucarística, batizados. Ás 16:00 hs Procissão pelas águas do Rio São Francisco.  A Comissão da festa, agradecida, parabenizou a comunidade pelos êxitos. Tudo concluiu-se com a palavra do pároco e a animação da "Família Gonçalves". Eis mais algumas FOTOS:















CRUZ da
JORNADA MUNDIAL DA JUVE
em Porto da Folha/SE

A Cruz da Jornada Mundial da Juventude e o Ícone de Nossa Senhora foram entregues pelo Papa João Paulo II à juventude para serem levados ao mundo inteiro como sinal da presença de Jesus e de Maria junto aos jovens. Desde então, já peregrinaram por todos os continentes. Ano passado foram enviados da Espanha, quando aconteceu a última jornada, ao Brasil onde passarão por todos os estados brasileiros até julho de 2013, quando acontecerá a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro.

A Cruz da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e o Ícone de Maria chegam no dia 08 de janeiro à diocese de Propriá, estado de Sergipe, através da cidade de Nossa Senhora da Glória, onde permaneceu por todo o dia 08 de janeiro de 2012. Às 19:30 hs, a Praça da Matriz de Porto da Folha já havia grande concentração de fiéis, jovens e adultos, à espera desses símbolos da nossa fé. Fogos, festa e emoção marcam essa chegada a Porto da Folha. A Cruz, recebida pelo cacique da Tribo Xokó (única de Sergipe), e jovens da paróquia; também o ícone de Nossa Senhora, que são conduzidos em procissão até o “Ginásio de Esportes” local, onde muitas pessoas aguardam juntamente ao nosso bispo D. Mário. A celebração Eucarística presidida pelo bispo e concelebrada pelos padres Murilo de Nossa Senhora da Glória e Antônio, pároco de Porto da Folha. Após a missa, grandioso show no palco montado na avenida em frente ao ginásio, depois vigília até às 05:00 hs do dia 09, quando, depois do café comunitário, seguiu para Gararu, onde está a Fazenda da Esperança.

Cacique da Tribo Xokó, da Ilha de São Pedro, Porto da Folha, recebe a Cruz 













“Meus queridos jovens, na conclusão do Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção”
(João Paulo II)


UM ANO SEM
PADRE GREGÓRIO

Um ano depois do falecimento de PADRE LÉON GRÉGOIRE – Pe. Gregório como é carinhosamente chamado em toda a Diocese de Propriá, a “igreja nova” que por ele foi iniciada, na cidade de Nossa Senhora da Glória, estava repleta para celebrar o 1º ano de sua Páscoa. Isso aconteceu no dia 03 de janeiro de 2012 às 19:00 hs, concelebração presidida por Pe. Marcio Gonzaga, pároco de Nossa Senhora da Glória, e concelebrada pelos padres Murilo, Antônio Rodrigues e Ranis da Congregação do saudoso Pe. Gregorio. O Padre Gregório tinha 84 anos, nasceu na Bélgica e chegou na Diocese de Propriá no ano de 1964. Aqui, como missionário, fez de sua vida e de seu ministério um anúncio da Boa Nova de Jesus Cristo, há um ano, experimenta “a coroa da justiça” que o Senhor, Justo Juiz, dá “a todos que esperam com amor a sua manifestação gloriosa” (cf 2Tm 4,8).

GRUPO DE ORAÇÃO
TERÇO DOS HOMENS


O Grupo de Oração Terço dos Homens de Porto da Folha, dia 16 de novembro de 2011, celebrou a passagem de seus 11 anos de existência. A celebração Eucarística aconteceu na matriz de Porto da Folha e foi presidida pelo pároco Pe. Antônio Rodrigues que, alías, assistiu a fundação. Após a celebração, na calçada da matriz, houve um momento de confraternização.

Alailson, coordenador do grupo, foi quem iniciou a oração do Terço, rezado antes da missa.

Fernando, Alexandre, Alailson e Aragão, atual coordenação do Grupo de Oração Terço dos Homens de Porto da Folha.

9º ENCONTRÃO DO
APOSTOLADO  DA  ORAÇÃO
Na festa de Cristo Rei, dia 20 de novembro de 2011, a cidade de Porto da Folha tornou-se o coração da Diocese de Propriá. Neste dia, no Ginásio de Esportes, celebrou-se o 9º Encontrão Diocesano do Apostolado da Oração, que contou com a participação de grupos de toda a Diocese - Paróquias e Povoados. Foi um dia de oração e reflexão sobre a missão do Apostolado, co o tema: "Queremos levar o amor do Sagrado Coração de Jesus a todo lugar".

Dom Mário Rino Sivieri, bispo Doicesano, esteve presente, onde presidiu a celebração Eucarística, concelebrada pelos padres presentes: Pe. Clebson, Pe. Roberto, Pe. Cícero, Pe. Edmilson, Pe. Fabiano e o pároco Pe. Antônio Rodrigues.

No final, com a Celebração de Enviu, o Pe. Roberto entergou a cada presidente presente uma vela acesa, simbolo do compromisso do Apostolado de "ser luz do mundo". - Presidente do Apostolado de Porto da Folha.
Povoado Ranchinho (Porto da Folha).
Povoado Lagoa da Volta (Porto da Folha)

CRUZEIRO DO BRCOTÓ


No dia 20 de outubro de 2011, às 16:00 hs, dia chuvoso, da capela de Santa Ana, na Lagoa Salgada, saimos carregando o Santo Cruzeiro para ser plantado no "Brocotó", terreno doado pelo Sr. Botinha à Paróquia de Porto da Folha. Pessoas da cidade, da Lagoa Salgada e familiares de "seu Botinha" do povoado Lagoa do Rancho, fez o acompanhamento.

Chegando ao local, o Cruzeiro foi levantado e encostado num pé de juazeiro, enquanto o Pe. Antônio presidiu a celebração Eucarística...

...Depois da Missa, o Santo Cruzeiro foi levado e colocado no local onde devia ser plantado. Todos cantavam: "Plantando o cruzeiro o que vai nascer? a comunidade aqui vai nascer..."

Uma vez que o Santo Cruzeiro foi plantado, rezamos e abençoamos o sublime madeiro...

... depois, o abraço ao Santo Cruzeiro.

Pe, Antônio, com familiares de seu Botinha e dona Nair, doadores do terreno à Paróquia.




CASAMENTOS COMUNITÁRIOS

A Pastoral da Família, depois de meses de preparação, realizou os casamentos de casais que já conviviam, na comunidade do Povoado Lagoa do Rancho, Porto da Folha, desta Paróquia. Grande parte da comunidade esteve presente na capela de São José assistindo e testemunhando a celebração religiosa. Isso aconteceu no dia 21 de Agosto de 2011. Eis algumas FOTOS:




ROMARIA DA TERRA

A Diocese de Propriá realizou a 32ª ROMARIA DA TERRA, que aconteceu no Assentamento Cuiabá, no município de Canindé do São Francisco / SE. A animação dos romeiros da terra de quase todas as Paróquias, como também de alguns padres foi marcante. A organização e sucesso deve-se a boa preparação feita pela paróquia e equipe missionária que foi para o local alguns dias antes. No final, o bispo diocesano, D. Mário, fez o anuncio da “33ª Romaria da Terra” com local a ser definido. Parabéns Paróquia de Canindé!

EIS ALGUMAS FOTOS






TERÇO DOS HOMENS DE ITABI/SE
Celebra 75 Anos de criação

Imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, abençoada por Fr. Pelegrino, como padroeira de protetora do Terço dos Homens de Itabi, e que até hoje ainda se encontra na igraja Matriz de Itabi.

No dia 08 de setembro de 2011, o Grupo de Oração TERÇO DO HOMENS de Itabi/SE, celebrou seus 75 anos de fundação. O mesmo teve sua fundação pelo frade Capuchinho Frei Pelegrino, exatamente no dia 08 de Setembro de 1936. Homens de diversos grupos da Diocese de Propriá estiveram presentes na celebração, que contou com a presença de alguns homens da fundação, como também da segunda, terceira... geração. Nesse mesmo dia - 08 de Setembro - a Paróquia de Itabi celebrou os 114 anos da chegada da imagem da Padroeira (Nossa Senhora da Providência, segundo o padre Francisco Gonçalo Lima). Os membros fundadores receberam troféu/comenda, como também os coordenadores de Grupos presentes. Senhor Luiz Inácio, um dos fundadeores, estava presente na celebração e recebeu sua homenagem. Seu TUTU (Antônio Menezes de Souza), também fundador, não estando presente por motivos de saúde, foi representado por seus filhos Pe. Luis e Pe. Antônio, que recebeu a lembrança em seu nome. Tambem outros da chamada "segunda geração" foram homenageados. Tudo isso feito pelo Coordenador do Grupo o Sr. Neudo Aragão.
EIS ALGUMAS FOTOS

 Sr. Luiz Inácio, um dos fundadores

 Sr. Pedrinho Monteiro

 Neudo Aragão - coordenador

Homens que rezam o terço

Crianças, certeza e garantia da continuidade

Tocadores do Terço dos Homens



Imagem da Padroeira

Paróquia de Itabi, que no dia 08 de setembro de 2011, celebrou 114 anos da chegada da imagem da Padroeira (Nossa Senhora da Providência, segundo o padre Francisco Gonçalo Lima, que assim a batizou).



Ordenação Presbiteral do Pe. Ciro Ricardo
em Porto da Folha

Foi no dia 30 de julho de 2011, que em Porto da Folha D. Henrique, bispo auxiliar de Aracaju, ordenou presbítero o diácono Ciro Ricardo da Silva Freitas, filho de Porto da Folha e agrora padre da diocese de Dourados/MS, próximo de Ponta Porã, limite com o Paraguai, que tem 35 paróquias. Na Missa D. Henrique enfatizou o papel e a importância do padre; falou das dificuldades e da doação do padre na vida da e pela Igreja. Muitos padres da diocese de Propriá, Aracaju, Estância, Dourados bem como seminaristas e muita gente veio prestigiar a ordenação. Mais um filho de Porto da Folha, diocese de Propriá, se faz servo de Deus na Igreja presente no mundo. Que seja iluminado o seu ministério!
D. Henrique, bispo ordenante.